sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Proposta de Oficina

Oficina de Guitarra Elétrica:
Elementos Introdutórios

1 – Identificação
1.1. Instrutor: Ivânio Lopes de Azevedo Júnior – Professor de Filosofia e Vice-Coordenador do curso de Educação Musical da Universidade Federal do Ceará (Campus-Cariri)
1.2. Instrumento: Guitarra Elétrica

2. Apresentação e Justificativa
O curso pretende apresentar e discutir os elementos fundamentais para o estudo da Guitarra elétrica, visando iniciantes, bem como todos os demais interessados na temática. A relevância da proposta está em incentivar os participantes a valorizarem o estudo disciplinado do instrumento juntamente com a sua educação formal enquanto músico. Além de ressaltarmos os aspectos práticos indispensáveis à aprendizagem do instrumento, argumentaremos no sentido de justificar a importância da literatura musical para a formação do instrumentista.

3. Objetivos - Gerais e Específicos
Objetivo Geral
. Apresentar e discutir, em nível de introdução, os elementos fundamentais para o estudo da Guitarra Elétrica.
Objetivos Específicos
- Incentivar o participante à prática disciplinada do instrumento;
- Apresentar e justificar tópicos de estudo voltados para assuntos musicais específicos;
- Discutir sobre bibliografia especializada;
- Proporcionar ao participante a apreciação contextualizada de temas para guitarra.


4. Descrição do Conteúdo/



Abertura: Execução da música “Triste” de Tom Jobim (arranjo em chord melody baseado na transcrição de Nelson Faria)

Aspectos preliminares.

1.1 “Guitarra ou violão?”: a primeira dúvida;

1.2 O guitarrista frente à dúvida entre ser original ou ser imitação.

1.3 Entre a educação formal e o autodidatismo.
1.4 Apreciação e escolha de estilos: sobre o que se ouve e que se toca.

1.5 Adquirido os primeiros equipamentos.

2 – Tópicos para o estudo diário.
2.1. Conhecimento do braço do instrumento;
*Formação e visualização dos acordes
2.2 Harmonia;
*O estudo da relação entre os sons quando tocados simultaneamente
2.3 Improvisação;
*O estudo da construção espontânea de melodias, sendo esta a habilidade de se tocar um som de cada vez. Concepções de improvisação.
*Trecho da vídeo-aula “Melodic Phrasing” de Scott Henderson.
*Trecho da vídeo-aula “Speed Soloing” de Chris Impellitleri.
2.4 Técnica;
*Palheta alternada e sweep pick com o auxílio do metrônomo. Observações sobre os possíveis limites do estudo da técnica, refletindo sobre os males do “virtuosismo”.
*Trecho da vídeo-aula “Monster Licks And Speed Picking” de Frank Gambale.
2.5 Leitura e linguagem musical;
*Cifras, tablatura e partitura: significados e limites
2.6 Repertório
* Em conjunto, em chord melody e em roda de amigos.

Execução: 1. Cause weve ended as lovers de Steve Wonder (baseado na interpretação de Jeff Beck)

Improvisação sobre o áudio “Larry Carlton style em Dó menor”(baseado na improvisação de Guthrie Govan).



3- Selecionando material de estudo

3.1 Métodos, apostilas e real books;
3.2 Video-aulas;
3.3 Programas para computador;
3.4 Backingtracks
3.5 Sugestões bibliográficas

Execução final: The Thrill is gone de B.B king






5. Metodologia de Ensino
- Exposição, discussão, amostras de áudio e vídeos.

6. Equipamentos utilizados
- Setup de guitarra (responsabilidade do instrutor)
- Notebook, data show e micro system (Contrapartida da UFC).


8. Bibliografia

FARIA, N. The Brazilian Guitar Book. Petaluma, USA, Sher Music Co.1995.
________. Aulas virtuais: apostilas em formato digital vol.1. Ed. Nossa Música, 2005
GREENE, Ted. Chord Chemistry. Miami, Florida, Dale Zdenek Publications 1971.
WILMOTT, Bret – Mel Bay’s Complete Book of Harmony, Theory & Voicing. Pacific MO: Mel Bay Publications, 1994

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